Inscreva-se no RSS

Conheça os crimes praticados nas redes sociais

As redes sociais estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano, mas assim como o mundo lá fora os crimes praticados nas redes sociais também são constantes. Você sabe quais os crimes praticados nas redes sociais? Você está protegido dos crimes praticados nas redes sociais? Você sabe evitar ser vítima dos crimes praticados nas redes sociais?

crimes-praticados-nas-redes-sociais

Saiba que a cada minuto do dia cerca de 100.000 twittes são enviados, cerca de 690.500 conteúdos são expostos no Facebook, 48 horas de vídeo são vistos no YouTube, 3600 fotos são compartilhadas no instagram, 571 websites são criados na internet.

Atualmente 94,2 milhões de brasileiros usam a internet destes 80% são usadados para navegar em redes sociais.

Conforme o crescente número de usuários nas redes sociais há cada vez mais espertalhões tentando tirar proveito da situação para roubar alguma informação. Explicaremos aqui alguns metodos mais comuns dos crimes praticados nas redes sociais dentre eles está o Phishing, Spam e Malwares.

RedesSociais

Phishing

O que é Phishing?
São conversas ou mensagens falsas com links fraudulentos.

Qual o objetivo do phishing?
Aqui a ideia é “pescar” informações e dados de usuários.

No mundo os casos de phishing cresceu cerca de 59% em 2012. Já os prejuízos causados por phishing atingiram cerca de US$1,5 bi no mesmo ano. O Brasil está no ranking entre os cinco países com maior frequência de ataques de phishing.

Spam

O que é Spam?
Bastante conhecido por aquele email indesejável, o Spam em geral se tem como uma mensagem eletrônica com links maliciosos enviados sem consentimento do usuário, que são despachados para um grande volume de pessoas.

Qual o objetivo do Spam?
Disseminar conteúdos mais agressivos (malwares) e obter informações pessoais. Um usuário perde de 5 a 10 segundos para reconhecer, selecionar e apagar um spam, o que pode ser facilmente transformado em 10 a 15 minutos diários.

Malwares

O que é um malware?
Software malicioso, instalado sem consentimento.

Qual o objetivo do malware?
Quando um malware é instalado no seu equipamento pode ser facilmente usado para a transferência de suas informações contidas.

Quais os tipos de Malwares?
Virus, worms e cavalos de tróia.

crimes-praticados-nas-redes-virtuais-teclado

Roubo de informações

A cada 15 segundos, um brasileiro é vitima de tentativa de fraude com documentos ou informações furtadas da internet. Mais de 28 milhões de brasileiros já foram vítimas de golpes da internet. As ameaças virtuais e cibercrimes como também são conhecidos os crimes virtuais geram um custo de R$16 bilhões anualmente ao país.

Danos ao computador

Quando o equipamento está infectado os criminosos conseguem acesso a tudo que é guardado e digitado como por exemplo: senha de banco e de cartões, número de CPF, identidade, endereço, fotos e vídeos.

Como descobrir se estou infectado?
Em geral, quando está infectado por um malware o equipamento começa apresetar um comportamento estranho como por exemplo a abertura de softwares à toa e sem comandos. A lentidão também é notável uma vez que o malware ficará roando em segundo plano.

O que fazer quando estou infectado?
Sugerimos sempre que procure um técnico especializado da área para que possa se certificar que o equipamento está infectado e fazer a remoção da praga virtual.

Como posso me previnir?

  • Sempre acesse sites confiáveis com fontes seguras.
  • Use um anti-vírus no seu computador, aqui no Escola da Tecnologia damos as dicas com os 10 anti-vírus mais utilizados do mercado.
  • Não acredite que uma mensagem seja realmente de quem ela diz ser.
  • Para evitar que você entregue endereços de emails e de seus amigos, não permita que serviços de redes sociais examinem o seu catálogo de endereços de email.
  • Seja seletivo para aceitar seus amigos nas redes socias.
  • Tenha sempre em mente que tudo que você colocar na rede social será permanente.

Fonte das estatisticas: brasileconomico.ig.com.br , mais.uol.com.br , exame.abril.com.br

0 comentários

Adicionar Comentário

Seu Nome:
E-mail:
Website:
Comentário:

Outros ArtigosIr para Homepage

Coisas que o iPhone 7 tem e o Samsung Galaxy S7 não

Coisas que o iPhone 7 tem e o Samsung Galaxy S7 não(0)

Já se parou para perguntar quais as coisas que o iPhone 7 tem e o Samsung Galaxy S7 não? Pois bem, o Smartphone mais conhecido planeta, o iPhone, que em sua sétima versão desembarcou no Brasil como de costume em novembro. O iPhone 7 possui um perfil resistente a água e poeira, áudio melhorado e com

O que causa as explosões do Samsung Galaxy Note 7?

O que causa as explosões do Samsung Galaxy Note 7?(0)

A Samsung e as explosões, onde irá acontecer daqui em diante? A Samsung, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo todo, está passando pela maior crise desde sua abertura. Tudo começou depois que os últimos modelos do Smartphone da empresa, o Samsung Galaxy Note 7, começaram a explodir enquanto carregavam. Diversas medidas já foram

O que é Java? Para que serve? Como funciona?

O que é Java? Para que serve? Como funciona?(0)

Certo dia você precisou acessar um determinado site e precisou ajuda de algum suporte técnico? Ele comentou que era problema no Java? O que é Java? Como funciona? Para que serve? Essas são as curiosidades que vamos explicar aqui na Escola da Tecnologia. Primeira o Java não é uma pessoa, e sim uma linguagem de

A importância do inglês na área da programação

A importância do inglês na área da programação(0)

Entenda a importância da língua inglesa na vida de um programador. Aprender inglês já deixou de ser uma questão de escolha e passou a ser requisito básico em muitas empresas brasileiras dos mais diversos setores. Na área da tecnologia, o conhecimento do idioma é ainda mais exigido e, se você está pensando em estudar programação,

Por que seu vizinho comemora a antes de você?

Por que seu vizinho comemora a antes de você?(0)

Você aí sentado na expectativa pelo último lance do jogo, e já o seu vizinho comemora a medalha ou gol obtida pelo Brasil. Você já parou para pensar o porquê disso? A resposta é que devido ao atraso na transmissão digital de imagem e som. O motivo do atraso se dá por que se leva

Leia Mais


Contatos e Informações

Rede Social

Categorias Populares

© 2014 Wordpress Escola da Tecnologia All rights reserved.