Inscreva-se no RSS

Detox Digital, livre-se do vício cibernético

Você já parou para refletir como é o mundo lá fora? Que tal parar um pouco e tentar se lembrar dos momentos mais legais, incríveis e felizes.

detox digital

Detox Digital: Disconnect to Reconnect

O conceito de Detox Digital foi estudado inicialmente nos EUA há 20 anos, a dependência é quase invisível socialmente. Acredita-se que quando a relação com a internet deixa de ser casual e se torna obsessiva, atrapalhando relações sociais e atividades rotineiras e criando isolamento.

As ferramentas digitais nos trouxeram um leque de benefícios como hoje em dia somos capazes de ter a informação de todos os lugares do mundo em tempo real em um único lugar e também se conectar com várias pessoas.  Mas nem tudo é felicidade pois para algumas pessoas a era digital deixou a incapacidade de apertar o botão de desligar. Essa invencibilidade em se desconectar pode gerar grandes prejuízos à saúde, o vício em internet pode causar, entre outros problemas, estresse e ansiedade extrema.

A receita para se desintoxicar dos males da era digital é fazer tomar o caminho inverso. Colocar no papel todos os seus acessos, refletir sobre o que se está deixando de fazer para ficar conectada. Assim, o uso da internet deixa de ser um processo mecânico e passa a ser algo racional.

É necessário que você se esforce para fazer uma atividade, vá a um parque, cinema ou ao teatro, por exemplo. Cada um deve descobrir um novo rumo para conseguir se desconectar porém nos casos mais sofisticados é necessária uma ajuda especializada neste caso procure um acompanhamento terapêutico.

Em países como na Alemanha existe um hotel de luxo que oferece um serviço radical bloqueando todas as conexões sem fio para todos os hospedes. Realmente é um serviço que “desliga a Internet” dos quartos para que os hospedes possam relaxar em sua hospedagem.

Porém está é uma opção peculiar do hotel que fica no resort Villa Stéphanie, localizado na cidade alemã de Baden Baden, funcionando como uma espécie de Gaiola de Faraday para cada quarto.

O hotel também possui um revestimento diferenciado por dentro das paredes dos seus quartos de hospedagem pois conseguem bloquear até 96% dos sinais Wi-Fi ao redor.

Disconnect to Reconnect


Iremos descrever aqui o relato do despachante Marcelo Corrêa, extraido do site de 42 anos que sempre gostou de se comunicar pela internet. Foi usuário dos programas de mensagens instantâneas ICQ, MSN e adorava o Orkut. Depois se afeiçoaria ao Facebook. Ele percebeu que estava dependente quando, em viagens com a mulher para o sítio da família, no interior do Rio, passou a se sentir mal por estar desconectado.

“A internet só pegava no alto de um morro, então eu deixava minha mulher em casa e subia sozinho para ficar lá em cima duas ou três horas, vendo Facebook, postando fotos da viagem…”, conta Corrêa, que chegou a comprar um smart watch (relógio inteligente) porque assim poderia receber notificações dos aplicativos do Facebook e do WhatsApp sem ter de nem sequer pegar o celular.

Em 2014, ao notar o trabalho prejudicado pela adição, ele procurou ajuda. Percebeu que o quadro de ansiedade extrema, estresse e síndrome do pânico estava ligado à dependência digital. Curou-se após tratamento, o “detox digital”, que dura dois meses no Instituto Delete, ligado ao Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

“A gente aprende como contornar a ansiedade com respiração e pensamentos positivos. Se vejo que estou usando muito, paro. Sei que estou curado porque consegui ficar duas semanas no sítio sem internet.”

O atendimento do instituto, no campus da UFRJ da Praia Vermelha (zona sul), começou em 2012, e já recebeu mais de 300 pessoas. Os seis membros da equipe pesquisam há sete anos a chamada nomofobia (“nomo” vem de “no mobile”, que quer dizer “sem celular”) e publicaram teses relacionadas ao tema. Em breve, devem lançar manual de etiqueta digital.

Outro estudo segundo uma pesquisa da USP concluiu que:

  • 20% dos usuários de smartphone do Brasil são “viciados em internet”.
  • 70% das pessoas que já trabalharam diante de uma tela possuem Síndrome da Visão de Computador (olho seco, dor de cabeça e dificuldade de focar objetos próximos)
  • 32% dos jogadores de Candy Crush admitem ter ignorado amigos ou família para jogar mais.
Detox Digital as dicas para você ficar offline
  • Procure ter momentos solitários e sem interrupções
  • Busque valorizar o tédio, pois é fundamental para o bom reflexo mental.
  • Não misture as coisas, sempre faça uma coisa de cada vez.

Aqui na Escola da Tecnologia iremos citar algumas programas que podem ajudar você com o Detox Digital

  • RAPTR - Software capaz de mostrar quanto tempo você jogar vídeo game.
  • RESCUETIME - Monitore a sua produtividade.
  • GOOGLE ACCOUNT ACTIVITY – Ferramenta da própria Google aonde quantifica seu uso de e-mail.
  • STAYFOCSD - Plug-in para navegadores que bloqueia sites, como exemplo o Facebook.

E você acha que tem o vício digital? Vai seguir as dicas para fazer um Detox Digital? Não se esqueça de comentar aqui abaixo!

0 comentários

Adicionar Comentário

Seu Nome:
E-mail:
Website:
Comentário:

Outros ArtigosIr para Homepage

Coisas que o iPhone 7 tem e o Samsung Galaxy S7 não

Coisas que o iPhone 7 tem e o Samsung Galaxy S7 não(0)

Já se parou para perguntar quais as coisas que o iPhone 7 tem e o Samsung Galaxy S7 não? Pois bem, o Smartphone mais conhecido planeta, o iPhone, que em sua sétima versão desembarcou no Brasil como de costume em novembro. O iPhone 7 possui um perfil resistente a água e poeira, áudio melhorado e com

O que causa as explosões do Samsung Galaxy Note 7?

O que causa as explosões do Samsung Galaxy Note 7?(0)

A Samsung e as explosões, onde irá acontecer daqui em diante? A Samsung, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo todo, está passando pela maior crise desde sua abertura. Tudo começou depois que os últimos modelos do Smartphone da empresa, o Samsung Galaxy Note 7, começaram a explodir enquanto carregavam. Diversas medidas já foram

O que é Java? Para que serve? Como funciona?

O que é Java? Para que serve? Como funciona?(0)

Certo dia você precisou acessar um determinado site e precisou ajuda de algum suporte técnico? Ele comentou que era problema no Java? O que é Java? Como funciona? Para que serve? Essas são as curiosidades que vamos explicar aqui na Escola da Tecnologia. Primeira o Java não é uma pessoa, e sim uma linguagem de

A importância do inglês na área da programação

A importância do inglês na área da programação(0)

Entenda a importância da língua inglesa na vida de um programador. Aprender inglês já deixou de ser uma questão de escolha e passou a ser requisito básico em muitas empresas brasileiras dos mais diversos setores. Na área da tecnologia, o conhecimento do idioma é ainda mais exigido e, se você está pensando em estudar programação,

Por que seu vizinho comemora a antes de você?

Por que seu vizinho comemora a antes de você?(0)

Você aí sentado na expectativa pelo último lance do jogo, e já o seu vizinho comemora a medalha ou gol obtida pelo Brasil. Você já parou para pensar o porquê disso? A resposta é que devido ao atraso na transmissão digital de imagem e som. O motivo do atraso se dá por que se leva

Leia Mais


Contatos e Informações

Rede Social

Categorias Populares

© 2014 Wordpress Escola da Tecnologia All rights reserved.