A Samsung e as explosões, onde irá acontecer daqui em diante?
A Samsung, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo todo, está passando pela maior crise desde sua abertura. Tudo começou depois que os últimos modelos do Smartphone da empresa, o Samsung Galaxy Note 7, começaram a explodir enquanto carregavam.
Diversas medidas já foram tomadas com o intuito de minimizar e resolver os problemas, mas, até agora, não foram encontradas soluções permanentes. Enquanto isso, a empresa sofre por uma queda na confiança de seus consumidores e amarga prejuÃzos relacionados a todos os investimentos feitos em publicidade, perda de vendas e recall.
O que causa as explosões do Samsung Galaxy Note 7?
Segundo informações da própria Samsung, uma falha na sua bateria é a causa das explosões. Até agora, apesar dos esforços da fábrica, não foram encontrados meios de corrigir. O primeiro passo da Samsung foi fazer um recall e cerca de 2,5 milhões de aparelhos retornaram para que medidas fossem tomadas.
O problema é que durante este perÃodo, as vendas continuaram e os casos de celulares explodindo se multiplicaram no mundo todo, principalmente nos Estados Unidos. Além disso, celulares que supostamente haviam sido corrigidos e retornados aos usuários continuaram apresentando os mesmos problemas, surgindo dúvidas se a causa das explosões era realmente relacionada com o tipo de bateria utilizada.
Não são raros os relatos de consumidores que informam incêndios causados pela explosão de celulares e outros problemas. Até voos foram cancelados e tiveram que ser evacuados depois que aparelhos explodiram dentro de aeronaves.
Neste sentido, a Samsung já havia liberado uma nota para que os consumidores simplesmente deixassem de utilizar o aparelho e o mantivessem sempre desligados. Mas no inÃcio de outubro, a companhia finalmente anunciou que iria interromper totalmente a venda dos aparelhos, até que encontrasse uma alternativa que solucionasse de uma vez por todas o risco de explosões.
A Samsung conseguirá se recuperar?
A imagem da marca já está altamente comprometida e não é possÃvel ainda assegurar em que ponto chegarão os prejuÃzos da empresa. Até os consumidores mais fiéis da marca sentem-se lesados e não se sabe qual a porcentagem deles que se manterá fiel, mesmo que a Samsung seja capaz de resolver a questão.
Para piorar ainda mais a situação da marca, nos Estados Unidos, foi considerado um crime federal entrar em qualquer voo portando um celular da marca Samsung Modelo Galaxy Note 7. A decisão foi tomada para garantir a segurança dos passageiros em todo o paÃs, já que alguns aparelhos pegaram fogo dentro da cabine.
Não se trata de problemas exclusivamente financeiros, mas sim um problema grave, que pode prejudicar a marca de tal forma que vai dificultar seus próximos passos, principalmente com relação à venda de celulares.
Os concorrentes da marca, principalmente a Apple, já têm se aproveitado da situação para aumentar ainda mais seu investimento em comunicação e acelerar as vendas. Além disso, estão surgindo algumas ações que para uns podem até ser divertidas, como por exemplo, a criação de novas capinhas para o iPhone, que simulam os efeitos que as explosões do concorrente deixam nos aparelhos.
0 comentários
Adicionar Comentário