Inscreva-se no RSS

O que é 3G? Para que serve? Como funciona?

O termo 3G é uma tecnologia bastante comum nos dias de hoje no que diz respeito a celulares e internet móvel. Mas o que é exatamente isso? Na verdade, 3G é apenas um uma sigla que representa a terceira geração de padrões e tecnologias da telefonia móvel, substituindo o antigo 2G.

Com o 3G é capaz de aprimorar as transmissões de dados e voz, oferecendo velocidades maiores de conexão, além de outros recursos, como vídeo-chamadas, transmissão de sinal de televisão, entre outros serviços.

Antenas

Praticamente tudo! Pois a tecnologia de rádio para celulares surgiu nos Estados Unidos durante os anos 80, com o lançamento da rede de celular AMPS (do inglês: Advanced Mobile Phone Service). Ela usava o FDMA (Frequency Division Multiplexing Access) para transmitir voz através do sinal analógico. Está é então considerada a primeira geração móvel (1G).

Segunda geração 2G

Foi na década de 90, quando as operadoras móveis implantaram dois padrões concorrentes de sinal digital para voz: o GSM (Global System for Mobile Comunications) e o CDMA (Code Division Multiple Access). É nessa época que surgiu o celular no Brasil, apesar de que ele só ficaria popular a partir do ano 2000.

No Brasil a única grande operadora a adotar o CDMA foi a Vivo, enquanto Oi, Tim, Claro e Brasil Telecom adotaram a GSM. Ambas as tecnologias transmitem voz e dados. Anos depois, a Vivo abandonou o CDMA frente à popularização do GSM no Brasil e hoje não utiliza mais a tecnologia. No mundo todo, apenas os Estados Unidos e alguns países da Ásia utilizam o CDMA.

Já a terceira geração da tecnologia móvel é a que estamos vivenciando hoje. Em 1999, a União Internacional de Comunicações (UIT) criou o IMT-2000, um padrão global para o 3G com o objetivo de facilitar o crescimento, aumento da banda e suporte a aplicações diversas. Para conseguir evoluir para a nova tecnologia, as operadoras precisaram realizar grandes upgrades em suas redes existentes, o que levou ao estabelecimento de duas famílias distintas da tecnologia 3G: a 3GPP e a 3GPP 2.

3G4G

A 3GPP (3rd Generation Partneship Project) é uma colaboração entre grupos e associações de telecomunicações, formada em 1998 para fomentar a implantação de redes 3G que descendem do GSM. Essa tecnologia evoluiu da seguinte forma:

• GPRS – oferecia velocidades de até 144 Kbps;
• EDGE – atingia até 384 Kbps;
• UMTS Wideband CDMA (WCDMA) – com velocidades de até 1,92 Mbps;
• HSPDA – catapultou a velocidade máxima em até 14 Mbps;
• LTE – pode chegar até 100 Mbps (considerada de quarta geração).

A implantação da tecnologia GPRS começou no ano 2000, seguido pela EDGE em 2003. Embora essas duas tecnologias sejam definidas como 3G pelo padrão IMT-2000, às vezes são chamados de “2,5G” porque não trocam uma grande quantidade de dados.

A tecnologia EDGE ainda está sendo substituída pela tecnologia HSPDA em nosso país. Quem usa internet móvel 3G no Brasil já deve ter reparado que o indicador da conexão oscila entre duas letras: H e E, ou seja, HSPDA (em locais com cobertura 3G) e EDGE (onde ainda permanece a tecnologia 2G).

A tecnologia LTE é o próximo passo na evolução da rede móvel baseada na tecnologia GSM. Uma das várias padronizações da tecnologia 3GPP é o formato multimídia. É por isso que muitos vídeos gravados por celulares são salvos no formato 3GPP (ou apenas 3GP).

A segunda organização foi formada para ajudar as operadoras norte-americanas e asiáticas que usam o CDMA a evoluírem para o 3G. A evolução da tecnologia aconteceu da seguinte forma:

• 1xRTT – com velocidade de até 144 Kbps;
• EV-DO – aumentou a velocidade para 2,4 Mbps;
• EV-DO Rev. A – com velocidade de até 3,1 Mbps;
• EV-DO Rev. B – atingia velocidades de até 4,9 Mbps;
• UMB – programada para chegar a 288 Mbps (considerada de quarta geração).

A 1xRTT foi lançada em 2002, seguida pela EV-DO em 2004. A 1xRTT também é conhecida como “2,5G” por ser uma transação para a EV-DO. A EV-DO Rev. A surgiu em 2006 e agora está sendo sucedida pela EV-DO Rev. B. A UMB é a próxima geração da tecnologia, mas as operadoras acreditam que o serviço não irá “pegar”, e por isso estão pensando em evoluir para a LTE em seu lugar.

1G2G3G4G

O mundo no 4G com velocidades acima de 100Mbps

Na verdade, LTE e UMB são frequentemente chamadas de tecnologias 4G (quarta geração), pois aumentam consideravelmente a velocidade de download. Mas essa rotulação é um pouco prematura, pois a quarta geração ainda não foi regularizada pela UIC. A União Internacional de Comunicações está atualmente analisando as tecnologias candidatas a ganhar o status de 4G, incluindo a LTE, UMB e WiMAX.

As metas para a tecnologia 4G serão, entre outras, taxas de dados de pelo menos 100 Mpbs, uso de transmissão OFDMA, streaming de multimídia e muito mais. Atualmente a rede LTE já está em pleno funcionamento no Brasil.

0 comentários

Adicionar Comentário

Seu Nome:
E-mail:
Website:
Comentário:

Outros ArtigosIr para Homepage

Os empregos de tecnologia com salários mais altos

Os empregos de tecnologia com salários mais altos(0)

O site Glassdoor que é mundialmente famoso por suas inúmeras e sinceras análises de empregadores escritas anonimamente por funcionários, também é hoje o segundo site mais popular desse nicho nos Estados Unidos e atrai milhões de visitantes por mês. No mercado de empregos atual, é uma prática bastante comum para qualquer um que considere um

Como baixar os vídeos do Instagram no seu celular ou na web

Como baixar os vídeos do Instagram no seu celular ou na web(0)

Desde que explicamos aqui o que é o Snapchat e sua população migrada para o aplicativo Instagram que se tornou uma versão melhorada do antigo aplicativo, cresce a cada dia. Todos os dias as de diversas partes do mundo postam, publicam fotos e vídeos na plataforma virtual Instagram. Até alguns tempos atrás, o Instagram barrava

WhatsApp Web recebe nova função para os vídeos que você recebe

WhatsApp Web recebe nova função para os vídeos que você recebe(0)

Você está habituado a utilizar a verão Web do WhatsApp? Então possivelmente já deve ter se aborrecido com os vídeos que paravam de rodar quando você mudava de conversa. Dessa vez a excelente notícia é que a empresa fez uma atualização para solucionar isso. Agora, WhatsApp Web recebe nova função para os vídeos que você

Coisas que o iPhone 7 tem e o Samsung Galaxy S7 não

Coisas que o iPhone 7 tem e o Samsung Galaxy S7 não(0)

Já se parou para perguntar quais as coisas que o iPhone 7 tem e o Samsung Galaxy S7 não? Pois bem, o Smartphone mais conhecido planeta, o iPhone, que em sua sétima versão desembarcou no Brasil como de costume em novembro. O iPhone 7 possui um perfil resistente a água e poeira, áudio melhorado e com

O que causa as explosões do Samsung Galaxy Note 7?

O que causa as explosões do Samsung Galaxy Note 7?(0)

A Samsung e as explosões, onde irá acontecer daqui em diante? A Samsung, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo todo, está passando pela maior crise desde sua abertura. Tudo começou depois que os últimos modelos do Smartphone da empresa, o Samsung Galaxy Note 7, começaram a explodir enquanto carregavam. Diversas medidas já foram

Leia Mais


Contatos e Informações

Rede Social

Categorias Populares

© 2014 Wordpress Escola da Tecnologia All rights reserved.