Inscreva-se no RSS

O que é Leap Second? O segundo a mais pode parar computadores

O próximo time Leap Second irá ocorrer em 30 de junho às 20:59, você está preparado? Fique calmo! Não se trata de nenhum mal a sociedade, o Leap Second basicamente é adição de 1 segundo no tempo.

Segundo

Leap Second, o segundo que pode parar os computadores

O planeta Terra é o terceiro planeta mais distante do Sol, seguindo do Mercúrio e Vênus. Composta por um diâmetro de 13 mil quilômetros, está a uma distância de 150 milhões de quilômetros do Sol. Fato que nos leva a ter uma volta completa do Sol em exatos 365,2422 dias. Para esse ajuste o é levado em consideração os anos Bissextos que no mês de fevereiro, passa a ter 29 dias, em vez dos 28 dias dos restantes anos.

Porém além dos anos bissextos , há um outro fenômeno menos conhecido que afeta a contagem de tempo estabelecida em nosso planeta.

Chamado de  Leap Second, é adição de 1 único segundo em um dia do ano. Esse complemento ocorrerá neste ano de 2015 no dia 30 de junho, e está diretamente ligada a velocidade de rotação da Terra e não a sua translação.

O fenômeno eventualmente ocorre por devidas alterações à gravidade, a fenômenos naturais como por exemplo: terremotos, tsunamis, e até mesmo à maré.

Com isso faz com que a hora da Terra que tem como base a posição do Sol, fique diferente da contabilizada pelos relógios atômicos. Os dispositivos que são feitos a partir de átomos de césio e contam o tempo em sincronismo pelo mundo, medem a hora com extrema precisão e servem como base para o sistema de um GPS para o Tempo Universal Coordenado conhecido por UTC.

O segundo a mais não é feito em escalas programadas como nos anos bissextos, as últimas vezes em que foi divulgado foi em dezembro do ano de 2008 e junho de 2012.

Justamente essa diferença entre essa mísera de segundo acaba impactando centenas ou até milhares de computadores.

Lembramos que no ano de 2012, esse complemento de um segundo ao relógio afetou sistemas baseados em Linux e a plataforma de aplicações Java, derrubando sites como o fórum Reddit e a página da Mozilla. Os sistemas não conseguiram captar a alteração no Protocolo de Tempo de Rede (NTP), responsável por fornecer a hora certa aos computadores, e por isso apresentaram problemas ou simplesmente travaram.

segundo a mais

20:59:60 -> Será o segundo a mais

Como evitar problemas?

Segundo os especialistas do NTP.BR, usuários finais não correm riscos. Já os administradores de sistemas devem testar seus ambientes de forma isolada, se certificando que tudo ocorrerá bem no dia 30 de junho.

Lembre-se: No Brasil a alteração do Lead Second ocorrerá no dia 30 de junho às 20:59:59

0 comentários

Adicionar Comentário

Seu Nome:
E-mail:
Website:
Comentário:

Outros ArtigosIr para Homepage

Coisas que o iPhone 7 tem e o Samsung Galaxy S7 não

Coisas que o iPhone 7 tem e o Samsung Galaxy S7 não(0)

Já se parou para perguntar quais as coisas que o iPhone 7 tem e o Samsung Galaxy S7 não? Pois bem, o Smartphone mais conhecido planeta, o iPhone, que em sua sétima versão desembarcou no Brasil como de costume em novembro. O iPhone 7 possui um perfil resistente a água e poeira, áudio melhorado e com

O que causa as explosões do Samsung Galaxy Note 7?

O que causa as explosões do Samsung Galaxy Note 7?(0)

A Samsung e as explosões, onde irá acontecer daqui em diante? A Samsung, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo todo, está passando pela maior crise desde sua abertura. Tudo começou depois que os últimos modelos do Smartphone da empresa, o Samsung Galaxy Note 7, começaram a explodir enquanto carregavam. Diversas medidas já foram

O que é Java? Para que serve? Como funciona?

O que é Java? Para que serve? Como funciona?(0)

Certo dia você precisou acessar um determinado site e precisou ajuda de algum suporte técnico? Ele comentou que era problema no Java? O que é Java? Como funciona? Para que serve? Essas são as curiosidades que vamos explicar aqui na Escola da Tecnologia. Primeira o Java não é uma pessoa, e sim uma linguagem de

A importância do inglês na área da programação

A importância do inglês na área da programação(0)

Entenda a importância da língua inglesa na vida de um programador. Aprender inglês já deixou de ser uma questão de escolha e passou a ser requisito básico em muitas empresas brasileiras dos mais diversos setores. Na área da tecnologia, o conhecimento do idioma é ainda mais exigido e, se você está pensando em estudar programação,

Por que seu vizinho comemora a antes de você?

Por que seu vizinho comemora a antes de você?(0)

Você aí sentado na expectativa pelo último lance do jogo, e já o seu vizinho comemora a medalha ou gol obtida pelo Brasil. Você já parou para pensar o porquê disso? A resposta é que devido ao atraso na transmissão digital de imagem e som. O motivo do atraso se dá por que se leva

Leia Mais


Contatos e Informações

Rede Social

Categorias Populares

© 2014 Wordpress Escola da Tecnologia All rights reserved.